Este Espaço tem por objetivo compartilhar leituras, falar de encontros, educação, eco-feminismo, parto humanizado, cultura de paz, espiritualidade, dança... de movimentos que o Universo faz pelos quais nos encontramos.
Seja bem vindo, a entrada é franca e amiga... mas chegue com o coração aberto, senão, de nada vai adiantar estar aqui!

15 de dez. de 2009

Alergias - psicossomáticas cutâneas

"A pele é o terreno mais propício para se manifestarem as erupções psíquicas."
Matéria do site português: A Arte de Viver
"São múltiplos e variados os tipos de alergia que atualmente povoam a Humanidade. Estas manifestações desagradáveis que incomodam milhares de seres humanos são incluídas nas somatizações psicogênicas por revolta, onde se inserem a enurese, a delinqüência, a agressividade, infantilismo, prisão de ventre e dores generalizadas em que o queixoso não encontra através de análises clínicas causas para as dores físicas que o atormentam.
As revoltas acumuladas vão somatizando estruturas psíquicas que se projetam sobre várias reações que causam sofrimento, entre elas as alergias.As alergias incluem-se nas doenças psicossomáticas. Certos tipos de alergia como as erupções cutâneas entre elas os eczemas, alergias respiratórias, como a asma, entre muitas outras, que não são mais do que manifestações de repulsão de medida, indomável, perante impressões psicológicas muito precisas, como as que nos são reveladas em relação a determinadas pessoas cujas características nos desagradam.Uma das alergias, atualmente, mais comuns mesmo a nível de jovens são as alergias cutâneas.
A pele é o terreno mais propício para se manifestarem as erupções psíquicas e é o local privilegiado de expressão emocional! Há variadíssimas manifestações alérgicas cutâneas: quando a pele de certas pessoas susceptíveis entra em contacto direto com determinadas substâncias, como o próprio Sol, com a água do mar e até algo de existencial no meio ambiente difícil de detectar. A pele à sua maneira formula o que nãoconseguimos exprimir em palavras. Não esquecer que ela é a mais extensa das nossas superfícies sensoriais - 18.000 cm2 em média no adulto. Outro ponto fundamental é que a pele tem a mesma origem embrionária que o sistema nervoso (nervos, medula, cérebro).
A epiderme também sabe mudar de cor, de textura, de pilosidade, conforme os diversos estados emocionais e a hipersensibilidade a cada um desses estados."
*********
Na fundação de Mustela, grande centro de investigação científica, estudam-se profundamente as psicossomáticas cutâneas. Foi concluído que as mães de crianças portadoras de eczema são na generalidade mães excitadas, apressadas, numa ansiedade destabilizadora na presença do filho, como se a criança atrapalhasse a sua vida, ou como se lhe fosse difícil assumir a presença dela.
Todos os gestos da vida quotidiana apresentam-se-lhes como tarefas penosas, que traduzem a angústia interna da mãe perante a ideia de entrar em comunicação com o filho.
Curiosamente esta atitude de rejeição materna está também na origem de uma outra afecção, que por vezes toma o lugar do eczema - a asma.
Se a reacção da pele é alérgica em consequência das causas psíquicas apontadas, também se conhecem substâncias que em contacto com a pele provocam a mesma doença cutânea. O eczema apresenta-se como uma inflamação da pele, com pruridos com exsudação. Alguns eczemas são mais conhecidos por dermites.
O Alérgico é sempre um ser extremamente carente de afecto e vítima de erros educacionais na infância, duma exigência rígida de responsabilidades acima das suas possibilidades. O Afecto é o nutriente mais salutar da Vida!
Por Gia Carneiro Chaves

Um comentário:

  1. Tenho uma paciente com psiorise.

    Acredito que a falta de afetividade é a resutante de varias doenças.
    No caso que estudo, encontro disturbios afetivos, vindos da infancia e tendo impactos brutais na adolescencia.
    Essa pessoa em particular, trabalha de maneira imperiosa, procura como forma constante de compensação ao desafeto, ter todas suas contas pagas, mantém sua casa sempre em ordem Perfeita, como sua aparencia esta sempre em ordem. Seu emocional esta sempre em altos e baixos, sua generosidade é inocente, mas se mostra bastante competiva. A competição esta na sua busca constate de ser aceita e na grande dificuldade de receber a generosidade dos outros. No momento que esta, recebendo a generosidade de outros, mostra a face do MEDO e da TRISTEZA. Sentimentos estes, que reconheço, como a manifestação da pele.

    Valéria Castro
    Naturopata

    ResponderExcluir

Gentileza gera Gentileza

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradeço e farei a devida correção. Solicito também que ao extrair qualquer informação desta página seja adicionada à devida autoria ou endereço: http://pedagogiadoencontro.blogspot.com

Grata pelo Encontro.