
.
Um novo papel, com profundas raízes em práticas tradicionais milenares.
.
.
.
.
.

Conhecimento que foi se perdendo com a recente hospitalização do parto das ultimas décadas.
A figura da doula vem surgindo como uma tentativa de integração dos conhecimentos tradicionais milenares acumulados pela experiência humana com os progressos científicos contemporâneos do tecnológico cenário hospitalar.
.


Quem é a doula?
.

.
.
.
.
..Benefícios
.

Tem se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. Torna-se uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora da vinculação mãe-bebê.
Segundo dados publicados no primeiro livro “ Mothering the Mother” de Marshall H. Kalus, Phyllis H. Klaus e John Kennell., as mães acompanhadas por uma mulher que lhe prestasse apoio emocional e física durante todo o trabalho de parto tinham resultados surpreendentemente melhores, reduzindo:
.
- 50% de cesarianas
- 25% do tempo de trabalho de parto
- 30% do recurso aos fórceps
- 40% do recurso à oxitocina
- 60% do uso de epidural
- 30% do recurso a analgésicos
- Problemas na amamentação
- Incidência de depressão pós-parto.
.
Resultados semelhantes foram confirmados em pesquisas posteriores.

.
O que a doula faz? Papel da doula na Gravidez
.

Explica os procedimentos comuns que serão realizados, e os recursos não farmacológicos para lidar com a dor e favorecer o desenvolvimento natural do parto, tais como técnicas de relaxamento, massagens, respirações, etc.
A Doula não toma decisões pela mulher (casal). Disponibiliza-se para esclarecer as duvidas e receios e facilita informações que ajudem fazer escolhas conscientes relativas ao tipo de parto que deseja apoiando e respeitando os desejos de cada mulher/casal. (Ver Plano de parto).
.
Papel da doula no trabalho de parto e Parto
.

.

Papel da doula no Pós-Parto
.
A doula visita a nova família tanto na maternidade como na sua casa, apoiando física e emocionalmente a nova mãe, transmitindo confiança e informações que auxiliam na delicada tarefa de amamentar e cuidar do bebê.
.
O quê a doula NÃO faz
.
A doula não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. A Doula não tem formação médica ou de enfermagem e por isso não realiza procedimentos tais como medir a pressão arterial, escutar o coração do bebê ou cuidar da saúde do recém-nascido. Também não é sua função discutir procedimentos ou questionar decisões da equipe de saude.
Pesquisa: http://daraluz.com.br
Por Lucía Caldeyro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gentileza gera Gentileza