Este Espaço tem por objetivo compartilhar leituras, falar de encontros, educação, eco-feminismo, parto humanizado, cultura de paz, espiritualidade, dança... de movimentos que o Universo faz pelos quais nos encontramos.
Seja bem vindo, a entrada é franca e amiga... mas chegue com o coração aberto, senão, de nada vai adiantar estar aqui!

13 de out. de 2010

Crianças Guarani

Anjo das Crianças ...

As Kyringué (Crianças) são consideradas pelos Mbyá Guarani, veículo de poder e transformação. Representam sabedoria, a vontade dos deuses. Ter filhos significa que as divindades continuam dispostas a manter as relações com os seres deste mundo, fortalecendo os Mbyá na busca pela Terra Sem Males.Esta busa se faz concretamente pelos constantes deslocamentos das pessoas Mbyá em direção ao leste, tendo como limite a região litorânea Serra do Mar/Mata Atlântica. Considerada a morada dos antepassados e componente intrínseco da Cultura Mbyá, a região das Matas é de onde a população Indígena tira componentes fundamentais de sua sustentabilidade simbólica e material.A caminhada à Terra Sem Males decorre da produção de um corpo socialmente disposto à Mborayú(reciprocidade), e constituido por este sentimento de um amor maior que surge quando se tem filhos.O nhembojeroviá, o saber/sentimento de como se comunicar com a natureza, o respeito profundo, se aprende quando se tem filhos.A vinda de uma criança(mitã) independe dos Pais.Ela nasce por desejo das Divindades, com objetivos,para ensinar,para fazerem os adultos pensarem mais.Ter filhos, legitima a pessoa Mbyá para realizar tarefas de liderança ou criativas,como coordenar um grupo de cantos e danças e criar com sua ajuda novos cantos..

Tenho esperança no anjo das crianças (Nhambojeroviá Kyryngué nhe'e)

Para alcançar a Terra sem Males (Yvy ju mirim jaupity aguã)

O fruto da Terra vai gerar alegria e harmonia(Jaupity aguã)

Não somente Hoje, mas sempre, estes "SÃO OS ANJOS" QUE NOS MOSTRAM OS CAMINHOS...ATRAVÉS DE SUA INOCENTE FORMA DE SER, NATURALMENTE..SER..SEM BUSCAR TORNAR-SE..

À Todas as CRIANÇAS de ontem hoje e sempre..UM NOVO AMANHECER DE PAZ! Pyaguapy e Mborayú

Fonte:
Recebido de Liana Utinguassú
Livro Yvy Poty Yva'á (Flores e Frutos da Terra) Mbyá Guarani


Visite Yvy Kuraxo - Coração da Terra em: http://yvykuraxo.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

As crianças
Por Neide Rigo  

Qualquer goiabeirinha caída vira brinqueco coletivo

Sabem aquelas crianças que fazem birra, berram, correm, tropeçam na sua canela, gritam porque querem, esperneiam porque não querem, tomam o brinquedo do amiguinho, dizem a todo momento é meu, eu quero, não vou, não dou? E aquelas mães estressadas gritando com os filhos, tentando dominar os tiraninhos? Estas situações entre os Guarani não existem. Eles falam baixo, não gritam com as crianças (não ouvi um só grito de adulto ou criança e ninguém fica tagarelando um com o outro a todo momento - adultos passam horas sentados um do lado do outro sem conversar). As crianças são tranqüilas, meigas, alegres, resolvidas, generosas (em vários momentos vi crianças dando um pedaço do que estava comendo para outra que nem pediu nada). Todos os adultos cuidam das crianças que parecem não ter um pai ou uma mãe - mas, vários ao mesmo tempo. Tive a impressão de que saem do peito para o páteo: caem, se levantam, brincam e comem com a maior autonomia e respeito pelos adultos. São as crianças mais educadas que já vi até hoje.
Este pequeno não desgrudou do violãozinho durante o tempo em que estivemos lá.
 
A música tem presença forte entre os Guarani. O canto é presente de Nhanderu (o Deus maior) e pode ser recebido pelas crianças, espíritos puros e sem maldade. Eles são enviados também por revelações a qualquer índio. Mas, em todos os casos, o canto pertence à aldeia e não à pessoa que o recebeu. Às vezes, no páteo, ouve-se um coral de 50 vozes e você acha que pode haver por ali um aparelho de som potente. Quando vai conferir, são 3 ou 4 meninas cantando em coro e fazendo passinhos, com acompanhamento de corda e percussão. É de chorar.

O coro desta aldeia talvez vá para o próximo Terra Madre, na Itália. Se quiser conhecer a música celestial destes Guarani, compre o cd aqui. É o que toca agora enquanto escrevo.
Para saber mais sobre os Guarani Mbya, veja este site.


Fonte: Come-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza gera Gentileza

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradeço e farei a devida correção. Solicito também que ao extrair qualquer informação desta página seja adicionada à devida autoria ou endereço: http://pedagogiadoencontro.blogspot.com

Grata pelo Encontro.